Escola de Especialistas de Aeronáutica é o maior complexo de ensino técnico militar da América do Sul sendo uma organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica, que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de graduados da Aeronáutica. Está localizada no município de Guaratinguetá, entre as escarpas da Serra da Mantiqueira e das bordas da Serra da Quebra-Cangalha e Serra do Mar.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

Além das características de resistência física, necessária ao profissional militar, procura-se por meio da referida instrução sedimentar no aluno os princípios basilares da instituição (Hierarquia e Disciplina), como também os fundamentos de ética e da estrutura organizacional do COMAER, de modo que, ao término do curso, o futuro Sargento esteja dotado de atributos e competências que o qualificarão a ser um integrante do Corpo de Graduados da Aeronáutica.

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) tem a duração de dois anos e exige que os candidatos tenham concluído o ensino médio. Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) tem duração de aproximadamente um ano, e o candidato deve ter concluído o curso técnico relativo à especialidade de interesse da Força Aérea. Para realizar inscrição para ambos é necessário ser brasileiro(a), ter concluído o ensino médio, não ter menos de dezessete anos ou mais de vinte e quatro anos até a data da matrícula.