Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o CPACN (Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O CPACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática e Inglês, e a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação, os candidatos aprovados na primeira fase realizarão a segunda fase. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina para essa faixa etária (15-18 anos), sendo recomendado alguns anos de preparo. O concurso ainda conta com um exame de saúde e um exame físico, no qual é necessário um bom preparo físico, além do exame psicológico, ambos os testes são eliminatórios.

Após ser aprovado no concurso de admissão ao Colégio Naval, o candidato é submetido, antes do início do curso, ao período de adaptação. Esse período tem duração aproximada de três semanas, e tem como objetivo incutir ao “adaptando” os primeiros ensinamentos da doutrina militar e da futura rotina do curso. Durante esse tempo, o futuro Aluno permanece em regime de internato no Colégio Naval, sendo permitida a visita de parentes após a primeira semana. No final do período de adaptação, os adaptandos remanescentes da lista do início do período, além dos adicionados para preencher as vagas, executam a formatura do recebimento de platinas, que finalmente lhes confere o status de Aluno do Colégio Naval.

Após o período de adaptação, o Aluno ingressa no Curso de Preparação de Aspirantes, que tem por objetivo prepará-lo para o ingresso na Escola Naval. O curso tem duração de três anos, e é composto de três principais áreas: acadêmica, física e militar. Na parte acadêmica são recebidos ensinamentos em sala de aula referentes ao curso do Ensino Médio, além de instruções atinentes ao preparo militar-naval. Na parte física, os alunos treinam com professores em suas respectivas equipes, onde recebem os ensinamentos adequados para o desenvolvimento dentro das mesmas. Na parte militar, o Aluno recebe instrução de marcha, a fim de prepará-lo para cerimônias militares, além da escala de serviço.(Poderá sair no feriado e finais de semana).

O Corpo de Alunos é dividido em três anos escolares. Os recém matriculados após o período de adaptação tornam-se Alunos do 1º ano. Os Alunos são divididos em Companhias, sendo que cada uma delas é dividida em Pelotões. No CN, o comando dos Pelotões e Companhias é exercido pelos Alunos mais antigos, sendo que há um Comandante de Companhia, este Oficial, responsável por cada Companhia. O Corpo de Alunos, por sua vez, tem seu comando exercido pelo Comandante do Corpo de Alunos, normalmente um Oficial Superior.