Conquistar uma vaga no tão sonhado e disputado vestibular da Universidade Federal do Paraná é o desejo de muitos estudantes. Mas, a ampla e super concorrência não é um empecilho para quem sabe que irá precisar se dedicar muito para conquistar seu lugar na UFPR.

Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas entre os diversos campi de Curitiba e de outras cidades do Paraná. A instituição oferta cursos de graduação, de mestrado, de doutorado, de especialização lato sensu, além de residências médicas, cursos técnicos e à distância.

A UFPR adota desde 2004 em seu vestibular um sistema de cotas próprio que reserva 20% das vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas e 20% para alunos negros e pardos. Em 2013 passou a adotar, concomitantemente, o sistema de cotas instituído pelo governo federal, de maneira que a proporção total deve aumentar para 50% em quatro anos.

A construção localizada na Praça Santos Andrade iniciou-se em 1913, um ano depois da fundação da Universidade. O projeto do engenheiro militar Baeta de Faria consta de apenas um bloco de cinco andares e uma cúpula central. A inauguração deu-se em 1915.

A UFPR é conhecida por ter um dos mais difíceis e exigentes processos seletivos dentre as universidades federais. A 1ª Fase é composta de 90 questões de conhecimento geral (Matemática, Física, Química, Biologia, História, Português, Geografia, Língua Estrangeira Moderna, Filosofia e Sociologia). A 2ª Fase é dividida em duas etapas:

Diferentemente de várias instituições, a UFPR optou por substituir a tradicional redação dissertativa-argumentativa longa (modelo ENEM, Fuvest) por 3 propostas mais curtas porém mais abrangentes quanto a tema, flexibilidade e conhecimento de mundo do candidato, tornando o exame mais seletivo. Soma-se a isso o fato de cursos tradicionais (Direito, Psicologia) terem na 2ª Fase uma prova específica de Filosofia, o que, com exceção de algumas universidades mineiras (UFU, UFMG), praticamente não é cobrado no Brasil — reiterando a seletividade supracitada.

A UFPR aparece em diversos rankings como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, uma das poucas a ser mencionada também em classificações internacionais. No Ranking Universitário Folha de 2013, conquistou o 9º lugar geral e o 6º lugar em inovação. Já na edição 2013 do QS World University Rankings, situa-se entre as 651-700 melhores universidades do mundo e em 37º lugar entre as instituições latino-americanas.